Vale a pena alugar imóvel ou comprar? Veja aqui algumas dicas


Vale a pena alugar imóvel ou comprar? Veja aqui algumas dicas

Encontrar um lugar seguro, confortável e agradável para morar é um dos objetivos primordiais da vida adulta. Seja para morar sozinho, com um parceiro ou para compor uma família grande, todas as pessoas têm a necessidade de um lugar para morar. Porém, muitas delas ficam na dúvida se comprar um imóvel é a melhor solução, ou se alugar é a melhor escolha para o momento. Razão e emoção se equilibram na balança, e a pergunta que fica é: vale a pena alugar imóvel ou comprar?

 

Por isso, desenvolvemos este conteúdo com algumas dicas para te ajudar nessa empreitada. Continue lendo:

 

Vantagens do aluguel

Algumas pessoas podem pensar que alugar um imóvel é o mesmo que perder dinheiro. No entanto, em algumas situações, viver de aluguel é a melhor opção, principalmente quando você não tem pretensão de morar por muito tempo na mesma cidade. Confira, agora, vantagens de viver de aluguel:

  • Manutenções e reformas: quando o imóvel necessita de algum tipo de conserto, a responsabilidade é direcionada ao proprietário do imóvel. Dessa forma, o inquilino não precisa se preocupar com gastos que não estejam dentro do valor estipulado de aluguel.
  • Orçamento: se você não dispõe de muito dinheiro ou então prefere não gastar com um imóvel, a mensalidade do contrato de aluguel é sempre mais em conta do que a prestação de um imóvel próprio.
  • Contrato: o contrato de locação é mais flexível, pois apesar de às vezes ter um plano de fidelidade, possui um prazo curto de duração. Porém, se o inquilino quiser, o acordo pode ser renovado ou então rescindido com facilidade.

 

Vantagens de comprar um imóvel

Por outro lado, ter um imóvel próprio traz várias outras vantagens. Conheça:

  • Investimento seguro: a principal vantagem de se comprar um imóvel é a segurança de investimento que possui. Você terá uma casa própria para morar, que é sua. Este sentimento de segurança também é um investimento, já que se trata de um patrimônio considerável.
  • Personalização: ao comprar um imóvel, você pode decorar e reformar do jeito que quiser. Além disso, se comprar o imóvel na planta, as chances de personalização são ainda maiores.
  • Independência do mercado: na locação, quando o contrato é renovado, é muito provável que o aluguel passe por um reajuste, que é influenciado pelas flutuações financeiras. Porém, ao comprar um imóvel, mesmo com as parcelas, o plano contratado permanece o mesmo até a quitação.
  • Valorização: como o mercado imobiliário é extremamente concorrido e se encontra em constante processo de movimentação, ter uma casa própria permite que você veja o dinheiro investido valorizar, principalmente se tiver planos de alugar o imóvel em questão no futuro.
  • Gasto a menos: quando você quita todo o valor do imóvel, não precisa se preocupar com esse tipo de mensalidade, ao contrário do aluguel, que é um pagamento constante. Dessa forma, você pode investir em outras coisas.
  • Aumento patrimonial: além de todos os pontos citados, vale também ressaltar que ter um imóvel próprio é sinônimo de aumento patrimonial, pois a casa própria é um ótimo investimento e que, se um dia a situação apertar, pode ser colocada à venda.

 

Este foi o nosso artigo sobre o que é mais vantajoso, alugar um imóvel ou comprar. Lembre-se sempre de tomar a sua situação atual como guia. Planeje com antecedência os seus próximos passos e não faça nada precipitado.

 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para mais artigos como este. Até a próxima!

Galeria