Para avaliar se investir em um apartamento para alugar vale a pena, fatores como localização, perfil e tipo do imóvel devem ser levados em consideração. Medir o potencial do investimento, utilizando como termômetro um cálculo de rendimento médio de aluguel, também é uma alternativa.
O lado atrativo do investimento imobiliário é que o retorno financeiro acontece de duas formas simultâneas: através da valorização do apartamento ou do aluguel do imóvel. Ou seja, caso você decida alugar o seu apartamento, essa valorização do bem acontece ao mesmo tempo.
O investimento em apartamento para alugar pode ser potencializado por algumas estratégias de compra, como comprar um apartamento na planta, em que o investimento inicial na matéria-prima é menor e, consequentemente, o rendimento imobiliário é maior.
Mas a gente explica melhor essa história nos próximos tópicos!
Aluguel de imóveis: o que saber na hora de comprar um imóvel
1. Localização do imóvel
O negócio será mais rentável se o apartamento estiver localizado em uma região com alta demanda de aluguel. De modo geral, apartamentos no centro da cidade, bairros universitários, perto de vias rápidas, próximo aos pontos turísticos do local ou a poucos metros da praia são os mais buscados.
2. Perfil do apartamento
É importante avaliar o perfil do local onde deseja investir para compreender qual é o tipo de aluguel com maior demanda na região. Regiões turísticas pedem imóveis de todos os tamanhos, porém mobiliados e novos, por exemplo.
3. Estágio do imóvel: novo, usado ou na planta
Não basta investir em qualquer apartamento e esperar que os resultados financeiros sejam os mesmos. É preciso tomar cuidado com sua estratégia de investimento, já que em todos os casos existem vantagens e desvantagens que devem ser pesadas antes da tomada de decisão.
Do ponto de vista financeiro, investir em um imóvel na planta para alugar pode ser mais lucrativo, já que o imóvel na planta oferece uma curva de valorização imobiliária maior e mais rápida. Em contrapartida, será preciso esperar o imóvel ficar pronto para iniciar o processo de monetização.
Benefícios de investir em um apartamento na planta para alugar
Comprar um apartamento na planta significa diminuir o custo da matéria-prima e “surfar” na valorização imobiliária enquanto o imóvel ainda está sendo construído. Normalmente, a valorização do apartamento na planta costuma ficar entre 15% e 40% até o momento da entrega das chaves.
Isso ocorre porque, durante a construção do imóvel, os custos da obra variam e, até a entrega do apartamento, os valores são reajustados, corrigidos pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC) e, da mesma forma, pela valorização natural do mercado.
Por isso, quem compra um apartamento na planta, compra um imóvel mais em conta, especialmente quando a compra é realizada assim que o empreendimento foi lançado e nenhum tipo de valorização imobiliária atuou sobre ele ainda.
Dica bônus: invista em imóveis com atrativos extras
Seja aluguel por diária ou no formato anual, quanto mais atrativos e diferenciais o imóvel tiver, melhor sua possibilidade de alugar e maior a valorização do imóvel. Por isso, um apartamento em um homeclub pode ser uma boa pedida. Conheça mais do lançamento Imperial Coast Residencial, um empreendimento completo no centro de Itapema-SC!