Você já pensou em morar em um imóvel sustentável? Aliás, você já ouviu falar sobre esse tipo de imóvel?
A sustentabilidade é um assunto que está bastante em alta nos últimos tempos e tem ganhado uma visibilidade extremamente importante! Ser sustentável é pensar no não esgotamento futuro dos recursos que o nosso planeta nos oferece, adotando práticas como não consumir além do necessário, por exemplo.
É importante lembrar que além das características abaixo, um local ecologicamente correto também depende das pequenas atitudes e práticas do dia a dia!
O que é um imóvel sustentável?
Para ser considerado sustentável, o imóvel deve ser construído com consciência ambiental, ou seja, utilizando materiais adequados, apostando em tecnologia ambiental, reduzindo rejeitos e resíduos (produzidos durante a obra e depois, quando os moradores já estiverem no empreendimento), evitando gerar poluição no ar, no solo e na água, tudo isso com o objetivo de minimizar os impactos futuros ao meio ambiente.
Além de investir em tecnologias ambientais já conhecidas, como energia solar, outro aspecto que contribui para que um empreendimento seja sustentável é a escolha correta da área de construção e o local de inserção.
Benefícios de um imóvel sustentável
O principal objetivo desse tipo de construção é contribuir com a preservação do meio ambiente, mas também serve como método para reduzir os gastos dos moradores ou investidores!
Os imóveis sustentáveis apresentam maior durabilidade e auxiliam na saúde, conforto e bem-estar do morador.
Mas as vantagens não param por aí! Confira mais algumas.
Consciência ambiental: a preservação do planeta é, sem dúvidas, o maior benefício do imóvel sustentável, que acaba incentivando novos hábitos de pessoas que nunca se interessaram pelo tema.
Economia: redução do consumo de água e de energia através da captação da água da chuva, sistemas elétricos sustentáveis que contribuem com o uso racional da energia elétrica.
Valorização: Por se tratar de algo inovador e que faz bem para o planeta, esse tipo de imóvel, geralmente, é revendido por um valor mais alto do que o de sua aquisição.
Qualidade de vida: cuidar na natureza é cuidar da nossa qualidade de vida e bem-estar. Morar em um empreendimento com essas características, gera necessidade de contribuir para a redução de exageros com consumo e otimização de espaço dentro de casa.
Além de tudo isso, os imóveis sustentáveis ainda conseguem apresentar designs modernos, inovadores, sofisticados e luxuosos!
E você, gostaria de viver em um imóvel sustentável?