Conhecer mais a fundo sobre a documentação necessária na compra de um imóvel é de extrema importância. Por isso, o assunto do blog de hoje é o registro de imóveis!
O registro do imóvel é a maneira formal de obter o reconhecimento da propriedade, ou seja, é o documento que registra, oficialmente, o imóvel em seu nome. Ele faz parte das etapas obrigatórias da compra de um imóvel e só é possível ser feito após o cumprimento de todas as etapas.
A lista de documentos exigida ao comprador no momento do registro do imóvel varia de acordo com o Estado, mas o básico exigido permeia entre a lista abaixo. Confira:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Certidão de casamento ou de nascimento atualizada.
Além dos documentos referentes ao comprador, é necessário também, apresentar alguns documentos do imóvel, sendo eles:
- Comprovante de pagamento do ITBI;
- Matrícula do imóvel com sua descrição e localização;
- Escritura ou contrato;
- Averbação, para casos em que o imóvel tenha sofrido alguma mudança ou acréscimo de proprietários em sua matrícula, ou registro;
- Registro do imóvel em nome do proprietário atual.
O registro de imóveis deve ser encaminhado a um Cartório de Registros de Imóvel e sua emissão demora cerca de 30 dias para acontecer.
Em relação ao custo do documento, ele varia de acordo com o Estado em que o imóvel está localizado, levando em consideração para base de cálculo, o valor da alienação do imóvel.
Por que é importante entender mais sobre o registro de imóveis?
Investir em um imóvel é um passo muito importante que envolve dinheiro e mudança de vida. Por isso, passar o imóvel oficialmente para o seu nome é fundamental para não precisar lidar com problemas futuros.
Agora que você já sabe o que é o registro de imóveis e a sua importância, não esqueça de solicitá-lo ao concluir todas as etapas!